segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O quebra nozes...

                              Imagem de photobucket
Já está terminando o mês de novembro... dezembro já bate à porta... e dezembro lembra Natal! Natal lembra confraternizações (e serão várias a partir desta semana!), amigos, família (principalmente sobrinhos!!!!) e... presentes!
E, de repente, lembro-me de certo presente... Que me perdoem todas as pessoas que já me deram presentes, mas existe um que foi especialmente significativo: um quebra-nozes!
Isso mesmo, um quebra nozes, desses comuns de cozinha, que, como o próprio nome diz, servem para quebrar a cascona dura das nozes...
Lembro até hoje a surpresa que tive quando cheguei em casa e me deparei com aquele pacotinho em minha porta... “Ué, não estou esperando encomenda nenhuma! O que será?” Olho o remetente no envelope: minha querida amiga Dani. Abro o pacotinho e começo a rir sozinha! Eu sabia exatamente a real função daquele presente! Como pode alguém nos enxergar tanto! A Dani me via como poucos, me via por dentro!
Ela foi a primeira pessoa a perceber que havia mais que uma simples melancolia em mim. Percebeu que, na verdade, eu não estava bem e que o que eu tinha era totalmente tratável: depressão! Acho que estava deprimida há muitos anos e, pior, convivendo em meio a médicos e mais médicos... ninguém percebeu... nem eu!
Foi a Dani que me incentivou a procurar tratamento, me apoiou (e até vigiou!) quando comecei a tomar medicação e, praticamente, me empurrou para a terapia (que, aliás, mantenho até hoje). Foi também quem ouviu sobre minhas primeiras sessões. E prestou tanta atenção, que me enviou o quebra nozes!  O presente mais simbólico de toda a minha vida!
Dani, tenha certeza de que você me ajudou muito a, devagarzinho, quebrar as casquinhas! Com certeza ainda existem muitas a serem quebradas, mas agora é muito mais fácil!
Valeu, minha amiga!

Um comentário:

  1. É, amiga, e eu nem sabia que o tal quebra-nozes tinha sido tão importante... Fico imensamente feliz por ter sido a pessoa que ajudou vc a se revelar de verdade! A não mais querer se esconder, a perceber que a vida tem o seu brilho e precisa ser intensamente vivida! Continue com as suas descobertas, a cada casca quebrada! Com muito carinho, Dani M.

    ResponderExcluir